Situação actual
No Ministério do Interior estão registados cerca de 250 consumidores de drogas, outras 600 pessoas estão incluídas numa lista profilática. Fontes não oficiais calculam que o numero real de consumidores ascende a 8.000, dos quais 50% consomem uma heroina de fabrico caseiro. As outras drogas populares são as anfetaminas, o haxixe e a liamba. Durante os últimos 5 anos foram testados em relação à SIDA 1.034 consumidores de drogas, em nenhum deles foi obtido um resultado positivo. Até ao momento, o numero total de pessoas que se conhecem serem seropositivos é de 26.
Situação política e legal
Não existe qualquer informação.
Situação nas prisões
Os consumidores de drogas estonianos já não são enviados para prisões russas mas mantidos em prisões estónias.
Redução de Riscos e medidas preventivas em relação à SIDA
Na Estónia não existe nenhum programa de troca de seringas ou qualquer programa de tratamento com metadona. As seringas esterilizadas estão disponíveis nas farmácias e noutras lojas não especificadas. Os consumidores de drogas são geralmente tratados em hospitais psiquiátricos, centros especializados em estupefacientes e unidades de toxicologia. A morfina é o mais forte dos analgésicos prescrito aos pacientes com cancro, assim como o Omnapon e o Promedole. A codeína está incluída na tabela das drogas duras.
Grupos de inter-ajuda
Ainda não existem grupos de apoio entre os toxicodependentes, e o centro especializado na SIDA não está interessado em ajudar os consumidores de drogas.
Database
Centro especializado na SIDA, Estónia, Tallinn
Tradução do texto disponível no Drugtext website, © mario lap, fdphr.
Publicado com o consentimento da DrugText.
[MAP] [Principal] [Países]
[Indice de Secção] [Email]
[Indice de Artigos]
97/12/15