Um Homosexual escreveu uma carta ao
seu Pastor dizendo o seguinte:
Pastor Christiano P. Silva Neto respondeu:
Prezado irmão,
Li com atenção o e-mail que você nos enviou e, acerca do seu tema central, creio ter algumas coisas significativas para lhe dizer.
Sei bem que algumas pessoas em nosso meio evangélico logo estariam prontas para cita Paulo em sua primeira carta aos Coríntios, capítulo 6, verso 10, onde lemos: "Não erreis; nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus".
Fariam uso desse texto para dizer que você está fora. Atrevo-me, porém, a dizer que esta conclusão não é legítima, que no reino de Deus nos encontraremos com muitos que, nessa vida, foram devassos, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes, roubadores, prostitutas, mentirosos etc., e que o Apóstolo Paulo concordaria plenamente com tudo que aqui será dito. Permita-me expor meu pensamento.
Fui, recentemente, preletor em um congresso de mocidade que se realizou no Rio de Janeiro. Em uma das manhãs conversamos sobre um tema que não tem merecido uma discussão mais detalhada em nosso meio: o pecado. Lancei, então, o seguinte problema à audiência: Suponhamos que um homossexual se converteu de verdade. Não algo apenas exterior, mas uma conversão genuína, de dentro.
Um dos jovens que estava sentado bem próximo de mim logo se manifestou, dizendo: "Se ele se converteu de verdade, é claro que não". Completando seu pensamento, disse: "Então, após a conversão, aquele que mentia também não mente mais..." O jovem parou um pouco para pensar e, em seguida, abriu um sorriso. Ele havia percebido que entrara em um beco sem saída.
A Palavra de Deus é clara quando nos diz que "se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós" (1 Jo. 1:8). O que acontece é que, via de regra, não admitimos que alguém possa praticar um tipo de pecado que consideramos hediondo e assim mesmo ser um discípulo de Jesus como nós somos. Para muitos de nós, só os pecados que nós estamos habituados a praticar podem ser tolerados.
A verdade das Escrituras, porém, é bem outra. Paulo nos deixa claro, em seu texto aos Coríntios, que ser ladrão não é um pecado maior do que ser avarento, ser um roubador também não é pecado maior do que ser um bêbado. Todas essas categorias, aparentemente tão distintas umas das outras, nos impedem de herdar o reino de Deus. E aqui está o ponto nevrálgico deste e-mail: ser um efeminado, um sodomita, isto é, praticar sexo com um indivíduo do seu próprio sexo está na relação como qualquer outro tipo de pecado.
Mas então, se todos somos pecadores, quem poderá herdar o reino de Deus?
Este é outro ponto importante que temos que compreender. Após a conversão, esse fenômeno que torna Jesus efetivo em nossas vidas, o que realmente muda é a nossa atitude em relação ao pecado. Continuamos pecadores sim, mas o desejo do nosso coração agora é de não pecar, de só fazer aquilo que é reto aos olhos de Deus. Nossa reação diante do pecado, agora eventual, é sempre de constrangimento, por não termos correspondido às expectativas daquele que nos comprou com o seu sangue.
A esse respeito, Paulo escreveu aos Romanos: "Não reine o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça" (Rm. 6:12-13).
A única razão pela qual Paulo escreveu tão diligentemente sobre este assunto é porque o pecado começa corrompendo a nossa mente, estabelecendo raciocínios que nos levam a crer que pecar é que é certo. O pior, entretanto, vem depois: ele mata. Por isso a Palavra de Deus nos afirma que "o salário do pecado é a morte..." (Rm. 6:23).
Não há como esconder o sol com a peneira. Seu pecado está bem especificado nas Escrituras. Se você ainda precisa de mais um ponto de apoio para compreender esta realidade, leia o capítulo 1 da carta de Paulo aos Romanos. A partir do verso 21, falando acerca dos gentios, Paulo diz que eles "tendo conhecido a Deus, não o glorificaram ... Dizendo-se sábios, tornaram-se como loucos ... Pelo qeu também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si ... Porque até suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza ... E, semelhantemente, também os varões deixaram o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro".
Mas não se aflija com isso. Se você precisa de companhia para não se sentir tão só, saiba que os pecados que cometo também estão relacionados nas Escrituras e, embora não sejam da mesma natureza, são igualmente mortíferos.
A saída é Jesus. No início desta carta eu o chamei de irmão porque você disse que, como eu, você já encontrou esta saída. Espero que sim: é a única saída que existe.
Resumindo, você precisa se afastar do seu pecado da homossexualidade. Todos precisamos nos afastar dos pecados que cometemos. Deus pode fortalecê-lo em sua caminhada e, na verdade, Ele está ansioso por fazer isso. Isto, porém, não será feito sem a sua participação. Há uma parte do processo que é nossa responsabilidade.
Para Deus nada é impossível. Agora que muitos pontos foram colocados às claras, se você realmente tiver se convertido, e se você se animar da disposição de banir de sua vida todo e qualquer pecado, o milagre maior também poderá ocorrer com você. Há hoje muitos homens que foram gays no passado, mas Deus os libertou desse cativeiro e os recuperou inclusive para uma vida em família, com esposa e filhos. Nosso Deus é poderoso para realizar isso em sua vida.
De qualquer modo, que Deus o abençoe. Que Jesus seja mesmo uma realidade em sua vida. Só assim poderemos um dia estar juntos na presença do Senhor. Todos pecadores de todas as espécies possíveis e imagináveis, mas que tiveram suas histórias de vida mudadas pelo sangue que Jesus verteu na cruz do Calvário.
Fraternalmente em Cristo
Christiano
cpsn@pobox.com