Glossário de Informática em Geral:

Tecle Ctrl+F se quiser utilizar o sistema de busca do seu browser!!

<A.B.C.D.E.F.G.H.I.J.K.L.M.N.O.P.Q.R.S.T.U.V.W.X.Y.Z>

Accelerated video card

Uma placa de vídeo que contém um chip especial para ajudar o computador a exibir imagens na tela mais rapidamente.

Access time

O número de milisegundos gastos por um drive para começar a distribuir dados depois que o computador envia um pedido.

Acesso Remoto

Conexão à distância entre um dispositivo isolado (terminal ou micro) e uma rede.

Active-X

Linguagem de programação criada pela Microsoft que permite a inclusão de itens multimídia em páginas Web.

Adaptador de rede

Placa de expansão ou outro dispositivo (como um modem, por exemplo) usado para conectar um computador a uma rede. O nome é genérico e se aplica a qualquer tipo de placa se conectando a qualquer tipo de rede.

ADC (Analog to Digital Converter)

Conversor Analógico-Digital. Uma placa de som que pode gravar sons.

ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line)

Sistema de transmissão de dados através de linhas telefônicas tradicionais. Com a ADSL. a frequência do sinal chega à sua casa é dividida em 3 canais: de 0 a 4 Khz para o serviço normal de telefonia e o restante para o upstream (velocidade de upload feito pelo usuário), que pode chegar a 640 Kbps, e downstream, que opera na faixa de 6 Mbps. O principal problema do ADSL é, além dos elevados custos dos equipamentos adicionais e do serviço propriamente dito, as distâncias entre a casa do usuário e a central não podem ser maiores do que 3,7 quilômetros.

.aiff

Um dos muitos formatos de arquivos de som para Mac.

ANSI (American National Standards Institute)

Uma organização afiliada à ISO e que é a principal organização norte-americana envolvida na definição de padrões (normas técnicas) básicos como o ASCII. Pode se referir também ao conjunto de normas para a transferência de caracteres de controle para tratamento de atributos, cores, endereçamento do cursor, em terminais ou emuladores de terminais.

Anti-Virus

Programa que detecta e elimina vírus de computador. A McAfee e a Symatec oferecem para download as ultimas versões de shareware do VirusScan e Norton Anti-Virus (utilitários anti-vírus). Para quem quiser na Seçao Upgrade desta página existe a atualização mensal do Norton Anti-Virus.

API (Application Programming Interface)

Um conjunto de funções e sub-rotinas usadas para ativar um determinado dispositivo no programa. A Microsoft utiliza várias APIs nas várias versões do Windows, como a Win16 API, Win32 API, a OLE API e a Telephony API, entre outras. Quando um programa executa uma função em que estão envolvidos recursos do sistema operacional, muito provavelmente ele está fazendo uma chamada para alguma API do Windows.

Aplicativos

Softwares que você usa com um fim específico: escrever uma carta, desenhar um círculo, acessar a Internet, desenvolver uma planilha, compilar um programa. Exemplos: Word, Photoshop, Visicalc e dBase.

Applet

Pequeno programa escrito em linguagem Java para ser inserido em uma página Web. A expressão applet é usada para diferenciá-los dos aplicativos, que também podem ser criados com a linguagem Java e executados em qualquer computador, sem o auxílio do browser.

Archie

Um método de procura em banco de dados, que remete à pontos onde se localizam arquivos específicos e endereços de FTP. Para consultá-lo, usa-se o Telnet ou enviam-se comandos por e-mail. O Archie devolve uma lista com os arquivos encontrados através de palavras-chave ou através de alguma descrição. Existem vários servidores Archie espalhados pela rede.

ARPANET

Uma rede experimental criada em 1969 pela ARPA (Advanced Research Projects Agency). Nela foram testadas as teorias e o software no qual a Internet se apoia. Pode-se dizer que é a "ancestral" da Internet.

Arquitetura Cliente-Servidor

Arquitetura de computador na qual o processamento pode ser distribuído entre clientes da rede que requisitam informações e servidores da rede que fornecem as informações.

Artigo

Qualquer mensagem enviada para os grupos de discussão.

ASCII (American Standard Code for Information Interchange)

Sistema que define os bits que representam números, letras maiúsculas e minúsculas, alguns sinais de pontuação, alguns símbolos e códigos de controle.

Assíncrono

O tipo mais comum de comunicação serial ou por modem. Cada caracter vem entre bits de início e de fim, e a temporarização entre os caracteres pode ser desigual. Seu oposto é a transmissão síncrona, usada na comunicação com alguns mainframes e microcomputadores.

AT (Conjunto de comandos)

Comandos usados por modem Hayes e compatíveis. Todos os comandos se iniciam pelas letras AT. Entre os comandos mais comuns, estão:
ATDT ou ATDP (disca um número em modo Tone ou Pulse)
ATA (responder manualmente ao telefone)
ATZ (redefinir o modem)
ATSO=0 (desativar a resposta automática)
ATH (desligar o telefone)

ATM (Asynchronous Transfer Mode)

Método para liberar largura de banda. É uma tecnologia projetada para permitir que a informação viaje mais rápido ao maximizar a capacidade disponível na rede.

Attachment

Literalmente significa "anexo". A expressão é utilizada para designar arquivos que acompanham mensagens de e-mail, newsgroup ou BBS. Não há restrição quanto ao tipo de arquivo que pode ser enviado (texto, imagem, som, programa, etc.).

.au

Formato de arquivos de som do sistema operacional Unix.

.avi

Audio Video Interleaved. O formato usado pelo Windows para salvar sequências de vídeo com som.

B

Abreviação de Byte (e não bit) que representa a quantidade de armazenamento nas unidades de disco ou memória do seu computador. Corresponde a um conjunto de oito bits que podem representar um número ou caractér.

Backbone

Um gerenciador de rede que conecta outras redes à Internet. Trata a parte mais intensa do tráfego. É composto por linhas de conexão de alta velocidade, a que se ligam os servidores.

Backup

Cópia de segurança, geralmente mantida em disquetes, fitas magnéticas ou CD-R, que permitem o resgate de informações importantes ou programas em caso de falha do disco rígido.

Baud rate

Medida de velocidade de tráfego de dados normalmente usada para determinar a velocidade de modems. Tecnicamente, baud se refere ao número de alterações na corrente elétrica da linha ou símbolos enviados por segundo, e cada símbolo pode conter mais de um bit.

Banco de Dados

Um conjunto de informações relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira útil, com o propósito de servir de base para que o usuário recupere informações, tire conclusões e tome decisões.

BBS (Bulletin Board System)

Serviço eletrônico que oferece recursos como correio eletrônico, acesso a outros computadores e serviços remotos, meios de oferecer e receber arquivos de domínio público, conversas on-line. O acesso ao BBS pode ser feito via modem, por discagem direta, de forma independente, sem o uso de uma rede.

Biblioteca

Conjunto de rotinas de programação desenvolvidos pelo fabricante de um produto de desenvolvimento ou por terceiros. As rotinas podem ser incorporadas aos programas criados, seja para implementar determinada função ou para criar a interface entre o novo programa e o sistema operacional.

Binário

Sistema de numeração composto por dois dígitos (0 e 1) usado para representação interna de informação nos computadores. Se refere também a qualquer formato de arquivo cuja informação é codificada em algum formato que não o padrão character encoding scheme (método de codificação de caracteres). Um arquivo escrito em formato binário contém um tipo de informação que não é mostrada como caracteres. Um software capaz de entender o método de codificação de formato binário é necessário para interpretar a informação em um arquivo binário. O formato binário normalmente é utilizado para armazenar mais informação em menos espaço.

BinHex

Um formato de conversão de arquivos que converte arquivos que estão em binário para texto ASCII. Este formato é utilizado, principalmente, pelos microcomputadores Macintosh.

BIOS (Basic Input Output Services)

Sistema básico de entrada e saída. A camada de controle de trânsito entre o hardware do seu computador e o software que aceita as teclas digitadas e redireciona os dados para e a partir do monitor, das unidades de disco e das portas de I/O. As informações estão contidas em um chip de memória ROM denominado ROM- BIOS.

bit

Dígito binário, um único 0 ou 1, ativado ou desativado, armazenado no seu computador. Quatro bits formam um nibble (termo raramente usado), e 8 bits formam um byte, o equivalente a um único caracter. As CPUs possuem 8, 16 ou 32 bits. Isso se refere à quantidade de informações que podem processar de cada vez.

BITNET

Iniciais da expressão "Because It's Time Network" (Porque é tempo de rede), é o nome de uma rede acadêmica e de pesquisa iniciada em 1981 e operada pela Educom. Formada, na sua maior parte, por mainframes IBM, utiliza um protocolo diferente da Internet (RSCS - Remote Spooling Communication System). No entanto, é possível a troca de mensagens entre a Internet e a BITNET.

Bitmap

Tipo de representação de imagem no qual cada ponto da imagem é associado a um valor. Tradicionalmente, esse valor era um bit, que podia assumir o valor zero ou um, indicando se o ponto correspondente seria representado em preto ou branco. Atualmente, cada ponto da imagem pode ser associado a até 24 bits, permitindo que uma grande quantidade de cores seja associada a cada ponto.

Bookmark

Uma ferramenta presente em todos os browsers atuais que serve como um bloco virtual de anotações. Nele, o usuário guarda os endereços que mais lhe interessam para poder acessá-los quando quiser.

Boot

Procedimento de carregar um sistema operacional na memória RAM principal, executado por um pequeno programa, contido no BIOS da memória ROM, que instrui o microprocessador sobre como proceder para localizar o sistema operacional no disco e carregá-lo na memória.

bps (Bits Per Second)

Medida pela qual bits de dados são transmitidos por um meio de comunicação, como um modem. Cada caracter possui 7 ou 8 bits de dados, além dos bits de início e de fim; portanto, 10 bps equivalem a cerca de um caracter por segundo. Os variantes Kbps e Mbps, fugindo aos padrões da informática, equivalem a 1000 bps e 1000000 bps, respectivamente.

Browser

Paginador, ou navegador. Programa utilizado para visualizar as páginas da World Wide Web (WWW). Muitos deles já são bem populares, em especial o Netscape Navigator e o Microsoft Explorer. Há ainda o IBM Mosaic, o HotJava, Lynx (para Unix), NetManage WebSurfer, Oracle PowerBrowser, etc. Neles estão os comandos e as ferramentas que auxiliarão a acessar os sites da rede e a guardá-los para uso futuro.
Lista de praticamente todos os browsers existentes:
Browser Watch.

Buffer

Local de armazenamento temporário de informações. Buffer (pronuncia-se "bâfer") de rolagem, por exemplo, como sugere o nome, é a área da memória que guarda as informações que não cabem na tela. Quando você rola uma tela muito comprida, a parte que você não vê está guardada no buffer de rolagem. O buffer de teclado, por sua vez, guarda todas as teclas que você pressionou, na ordem correta, mesmo que a tela não apresente o resultado instantaneamente.

Bug

Um erro de programação ou fabricação que causa um defeito na funcionalidade de um programa ou hardware. Às vezes, o defeito não é grave e o usuário pode conviver com ele; outras vezes, pode impedir por completo a utilização do produto.

Bus (barramento)

Conjunto de linhas condutoras elétricas que interligam os diversos elementos dentro do computador. Geralmente tem a forma de linhas sobre uma placa de circuito impresso.

CAD (Computer Aided Design)

Projeto com Auxílio de Computador. Refere-se ao uso do computador no desenho e projeção de peças industriais, componentes de máquinas ou projetos arquitetônicos e de engenharia.

CD-R

Tipo de CD que pode ser gravado com o auxílio de um drive especial. Geralmente usado para fazer backup de dados e programas ou "pirataria".

CGI (Computer Generated Images)

Imagens geradas por computador. O diretório (ou folder) \CGI, nos servidores de home pages, são usados não apenas para guardar as imagens expostas na Web, como também para armazenar os pequenos processos que se desenrolam na página, como as gifs animadas, arquivos de som, etc.

CGI (Common Gatyway Interface)

É uma interface para programadores desenvolverem scripts ou aplicativos que rodam por trás de um servidor Web. Estes scripts podem gerar texto ou outro tipo de dados em tempo real, em resposta a um input do usuário (exemplo: contador de usuários, sistemas de busca). Também podem levar respostas do usuário para o computador central (exemplo: quando a pessoa preenche um formulário online e envia para o provedor).

Chips

Circuitos integrados formados por milhões de minúsculos componentes que desempenham uma função específica.

Ciberespaço

Mundo virtual, onde transitam as mais diferentes formas de informações.

Cliente

Programa responsável pela solicitação de um serviço (Archie, Gopher, Netfind, etc.). A solicitação é feita a um servidor.

Cliente-Servidor

Modo de distribuição de informações pela rede envolvendo o uso de um pequeno número de programas servidores para fornecer dados aos programas clientes, instalados ao longo da rede em muitos computadores. Com um banco de dados, o programa servidor fornece informações que lhe são solicitadas. O Gopher e o Archie são exemplos de sistemas cliente-servidor.

Cluster

A menor unidade de leitura ou gravação em disco do sistema operacional. Seu tamanho é variável, em função do tamanho do disco. Se o cluster mede 32 KB, qualquer arquivo menor que esse número ocupa, obrigatoriamente, um espaço de 32 KB.

CMOS (Complementary Metal-Oxide Semiconductor)

Um tipo de memória que armazena informações de configuração que perduram, através de bateria, mesmo se o computador for desligado, como relógio e calendário, dados do disco rígido ou senha de acesso ao computador.

CMYK (Cian, Magenta,Yellow e Black)

Sistema de quatro cores que, combinadas, podem gerar outras cores. Bastante usado em impressão e trabalhos gráficos.

Código Fonte

Durante o desenvolvimento de um programa, ele é inicialmente escrito em uma linguagem de programação (chamada neste caso de linguagem de alto nível) e depois traduzido, com o auxílio de um programa especial chamado compilador, para uma forma que pode ser entendida pelo computador. O código fonte é a versão do programa na linguagem na qual ele foi escrito. A disponibilidade do código fonte permite que um programador modifique o programa.

COM (communications)

Porta de comunicações ou porta serial usada por modems, mouses e algumas impressoras. O DOS define essas portas como COM1, COM2, COM3 e COM4.

Compressão

Processo pelo qual, através de programas específicos, procura-se diminuir o tamanho dos arquivos, sem perda de dados, para que ocupem menos área nos discos.

Conectividade

O termo refere-se às redes de comunicação ou ao ato de comunicar entre computadores e terminais.

Conexão Direta

Ligação permanente entre dois computadores. Também é conhecida como linha dedicada.

Conta

Permissão para acesso a um dos servidores da Internet e, por meio dele, a toda a rede.

Controle de fluxo

O processo de início-fim de handshaking que impede que seu modem ou impressora serial receba uma quantidade excessiva de dados do seu computador ou de outro modem. O controle de fluxo de software é chamado de XON/XOFF (transmissor ativado e desativado). O controle de fluxo de hardware é chamado de RTS/CTS (request/clear to send). Geralmente, o controle de fluxo de software pode ser melhor e mais rápido. Na sua configuração, selecione o controle de hardware se você souber que o outro sistema também o utiliza (o controle de software não pode ser usado neste caso), selecione a opção "nenhum" se o outo sistema não tiver controle de fluxo excessivo e selecione XON/XOFF se não souber qual é o tipo de controle usado pelo outro sistema.

Correio Eletrônico (e-mail)

Sistema de transmissão de documentos e mensagens entre pessoas através do uso de computadores. Na Internet, talvez seja o segundo serviço mais popular, depois das páginas WWW.

Cracker

Tipo de pessoa que tenta acessar sistemas sem autorização, penetrar ilegalmente em computadores de outros usuários ou empresas, ou modificar o comportamento de programas. Essas pessoas geralmente não têm as melhores intenções, ao contrário dos hackers, e possuem muitos meios da quebrar um sistema.

Criptografar

Criptografar um arquivo significa convertê-lo num código secreto, para que as informações nele contidas não possam ser utilizadas ou lidas até serem decodificadas.

DAC (Digital to Analog Converter)

Conversor Digital-Analógico. Uma placa de som que pode reproduzir sons armazenados em um arquivo.

Dados

Qualquer tipo de informação (em um processador de texto, programa de imagem, etc.) processada pelo computador.

Database

Em termos de Internet, computador que contém um número muito grande de informações, que podem ser acessadas pela rede.

Default

Valor padrão fornecido automaticamente pelo sistema operacional, quando não fornecido pelo usuário.

Desfragmentação

Processo que consiste em rearranjar os arquivos gravados num disco de tal modo que cada um deles ocupe áreas contínuas. Um nível de fragmentação muito alto (arquivos divididos em pedaços) compromete o desempenho do sistema, já que a cabeça de leitura do disco precisa movimentar-se mais para encontrar as informações espalhadas.

Dial-Up

Conexão feita com outro computador através de uma linha telefônica comum.

.dib

Device-Independent Bitmap. Um formato usado em Windows para armazenar imagens gráficas.

Diretório

Arquivos em alguns sistemas de computadores que ficam agrupados. Arquivos comuns para um mesmo tópico; geralmente ficam organizados em diretórios e subdiretórios separados.

Dithering

Pontilhamento. Uma maneira de criar transição de cores, gerando imagens mais realistas em diferentes modos de vídeo e com diferentes paletas de cores. Trata-se da técnica de simular as cores que não estão presentes na paleta de uma determinada imagem. Funciona combinando pixels de diferentes cores que geram uma outra cor, substituindo as ausentes.

DLL (Dynamic Link Library)

Biblioteca de Conexão Dinâmica. Um conjunto de funções e rotinas de programação que podem ser acessadas dinamicamente por um programa. Isso significa que tais funções e rotinas são acrescentadas ao código do programa na medida em que surge a necessidade de usá-las.

DMA (Direct Memory Access)

Acesso direto à memória por dispositivo periférico inteligente, de entrada e saída, com capacidade para ler ou gravar diretamente na memória, sem a interferência do microprocessador. Nas operações de DMA, os dados são transferidos diretamente entre a memória e o dispositivo de entrada/saída, sem ser necessária a intervenção da CPU a cada byte transferido.

Domain Name System (DNS)

Sistema responsável pela conversão dos endereços no formato simbólico (Exemplo: vortex.ufrgs.br) para o formato numérico (Exemplo: 143.54.1.7), também chamado de endereço IP.

Domínio

Um termo do LAN Manager e do Windows NT utilizado para representar um grupo de dispositivos, servidores e computadores agrupados dentro de uma rede. O termo também é utilizado na Internet com o mesmo sentido. É um sistema de endereçamento que envolve um grupo de nomes que são listados com pontos entre eles, na ordem do mais específico para o mais geral. No caso do Globo On, por exemplo, o domínio "oglobo.com.br" representa a área da rede sob a qual estão abrigados seus recursos.

Dot pitch

A distância entre os pequenos pontos luminosos na tela do computador. Quanto menor for o dot pitch, mais nítidas serão as imagens.

Download

É a transferência de um arquivo de outro computador para o seu computador através da rede. "Baixar" um arquivo significa fazer o download do mesmo.

dpi (dots per inch ou ponto por polegada)

Medida da resolução da imagem de uma impressora ou monitor.

DRAM (Dynamic Random Access Memory ou Dynamic RAM)

Memória Dinâmica de Acesso Aleatório. Tipo de chip de memória que requer que seu conteúdo seja atualizado freqüentemente.

Drivers

Itens de software que permitem que o computador se comunique com um acessório específico, como uma determinada placa. Cada acessório exige um driver específico.

DVD (Digital Versatile Disk)

Disco com aspecto idêntico ao de um CD, com capacidade de armazenamento de 4,7 GB, o equivalente a cerca de sete CD-ROMs. Pode armazenar 135 minutos de filme com três trilhas de som diferentes e quatro versões de legendas. A especificação técnica do DVD também prevê futuras versões com maior capacidade, chegando a espantosos 17 GB, o suficiente para armazenar 8 horas de filme ou 9 horas seguidas de música.

EDO RAM (Extended Data Out Random Access Memory)

Tipo aperfeiçoado de memória RAM que se alega proporcionar aumento de desempenho de até 30% em relação a memória FPM (Fast Page Mode), com pouco custo adicional, aumentando a velocidade de transações de memória por eliminar estados de espera entre as execuções de comandos de leitura seqüencial. Ver SDRAM.

Emulador de Terminal

Programa que permite a um microcomputador se comportar como um terminal.

Encoding

Codificação; compressão de um arquivo. Quando você transfere filmes de vídeo para arquivos de computador, você os está codificando.

Endereço IP

Número especialmente desenvolvido para acessar um determinado computador na Internet. Veja DNS.

Ethernet

Um padrão muito usado para a conexão física de redes locais, originalmente desenvolvido pelo Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox nos EUA. Descreve protocolo, cabeamento, topologia e mecanismos de transmissão. Os dados trafegam a velocidade nominal de 10 Mbps.

External

Um acessório que reside em seu próprio gabinete - não dentro do computador.

FAQ

Frequently Asked Questions ou Perguntas Feitas com Frequência. Lista de perguntas relativas às dúvidas mais comuns sobre determinado assunto. As respostas a essas perguntas são fornecidas por usuários mais antigos ou experientes, ou pelo responsável por determinado endereço na Internet.

FAT (File Allocation Table)

Tabela de Alocação de Arquivos. Uma tabela, gravada no próprio disco, que indica quais setores estão disponíveis e quais contém dados de arquivos. Inicialmente, quando um disco é formatado, todos os setores estão disponíveis. Quando você grava arquivos, a FAT vai sendo alterada para indicar os setores e arquivos utilizados.

FAT32

Sistema de 32 bits de acesso a disco. Esse novo padrão (utilizado no Windows95, versão OSR2) de gravação de arquivos aproveita melhor o espaço em disco e ao contrario do que muitos dizem, não aumenta a velocidade de acesso ao dico rigido.
Pelo site da Microsoft: Market Bulletin - The FAT32 File System

FDDI (Fiber Distributed Data Interface)

Um padrão para o uso de cabos de fibras óticas em redes locais (LANs) e metropolitanas (MANs). A FDDI fornece especificações para a velocidade de transmissão de dados (alta, 100 Mbps), em redes em anel, podendo, por exemplo, conectar 1000 estações de trabalho a distâncias de até 200 Km.

Fibra Ótica

Cabos de comunicação que usam fios de vidro finos para transmitir pulsos de luz. Teoricamente, um único cabo permite transmissões de bilhões de bits por segundo.

FIDONET

É uma rede mundial de BBS´s, baseada no uso do protocolo Fido, interligando computadores pessoais via linha telefônicas.

Finger

Sistema baseado em Unix pelo qual é possível descobrir o nome, qual a última vez que o usuário recebeu mensagem além de vários outros itens, tudo isso através do endereço eletrônico do usuário.

Firewall

Combinação de hardware e software cujo papel é o de filtrar o trânsito de informações entre redes fechadas (como as de uma empresa) e a Internet. Impede que usuários não autorizados entrem nesta rede interna, via Internet, ou que dados de um sistema caiam na Internet, sem prévia autorização. Usa sistemas de monitoração que olham tudo o que entra e sai do servidor e outros protocolos de segurança.

Flame

Usado para designar insultos ou ataques pessoais através de mensagens eletrônicas. O usuário que envia essas mensagens é conhecido por flamer.

Frames

Nome dados às janelas que dividem algumas home pages em campos de acesso e visualização de outras páginas.

Freenet

Organização que provê acesso livre à Internet para pessoas de uma determinada área, geralmente através de bibliotecas públicas.

Freeware

Software distribuído em regime gratuito mas segundo alguns princípios gerais como a impossibilidade de alteração de qualquer parte para posterior distribuição, impossibilidade de venda, etc.

FTP (File Transfer Protocol)

Protocolo de Transferência de Arquivos. Ferramenta que permite transferir arquivos e programas de uma máquina remota para a sua e vice-versa na Internet. Também é utilizado para designar o programa (Unix e Windows 95) que realiza a transferência dos arquivos.

FTP Anônimo

É o uso do protocolo FTP em localidades conectadas à Internet que oferecem acesso público aos seus arquivos, sem a necessidade de identificação ou senha especial. Normalmente o sistema requer que o login seja "anonymous" e a senha seja o e-mail do usuário.

FYI (For Your Information)

Uma série de documentos sobre a Internet que contêm informações básicas para usuários iniciantes.

Gateway

Sistema de computadores que conecta duas ou mais redes, fazendo com que haja uma troca de dados entre elas. Para isso, executa conversão de protocolos e torna compatíveis diferentes velocidades de transmissão.

GIF (Graphics Interchange Format)

Tipo de arquivo para armazenamento de imagens, desenvolvido pela CompuServe em 87 e amplamente difundido na Internet. Esses arquivos são identificados pelo sufixo .gif. Em 1989, foi criado o padrão gif89a, onde foram adicionadas novas propriedades, como a transparência, o entrelaçamento e animação. O formato de arquivo GIF é limitado a 256 cores. Veja JPEG.

Gopher

Sistema de organização de arquivos através de menus. Feramenta muito usada com a função de localizar e recuperar arquivos na Internet. O nome "gopher" é proveniente do mascote da Universidade de Minnesota, local onde o projeto foi desenvolvido. Os servidores Gopher podem ser acessados via telnet ou através de um browser (v3.0 em diante). No Brasil, existem servidores Gopher como:
ANTARES - Rede de Servicos de Informacao em Ciencia e Tecnologia
Centro de Recursos em Bioinformatica (BBRC), Brasilia, DF.
RNP - Rede Nacional de Pesquisa - Rio de Janeiro
Projeto hiperNet - Universidade Federal de Santa Catarina, SC.
Universidade de São Paulo
PUC - Rio de Janeiro
Base de Dados Tropical (BDT), Campinas, SP.

GPF

Falha Geral de Proteção. Bug do sistema operacional Windows da Microsoft que aparece quando um programa invade a área de memória que outro programa esteja utilizando, interrompendo a execução normal deste.
Site do Prof. Gabriel: http://www.netgate.com.br/hardware/gpf.html.

Grupos de Discussões, Grupos de Notícias

Fóruns globais onde pessoas com interesses em comum trocam informações, debatem idéias e fazem perguntas umas às outras. Tudo através de mensagens que são distribuídas aos usuários pelo esquema de Mailing List ou Newsgroups.

GUI (Interface Gráfica ao Usuário)

Interface que une ícones e funções para realizar tarefas e facilitar a vida do usuário.

Hacker

Uma pessoa que sente prazer em ter um entendimento mais íntimo do funcionamento de um sistema, de um computador e/ou de redes de computadores, em particular. O termo tem sido usado equivocadamente como sinônimo de cracker.

Handshaking

Sinais enviados entre dois modems para assegurar que a conexão entre os dois foi feita, que a velocidade e os protocolos estão corretos e, mais tarde, que os dados foram enviados e aceitos.

Header

A parte de um pacote que precede os dados e que contém a fonte, o destino e o endereço, checagem de erros e outros campos. O cabeçalho também é a parte de uma mensagem eletrônica que traz, entre outras coisas, o remetente, dia e hora.

Hiperlink

É a forma de ligação entre documentos ou outras partes do mesmo através de objetos (palavras em destaque, imagem, botão, etc.).

Hipermidia

Termo que descreve aplicações de multimídia interativas e não sequenciais que possuem ligações de hipertexto entre diversos elementos como texto, gráficos, ilustrações, sons, vídeos e animações. Somatório das propriedades do hipertexto às da multimídia.

Hipertexto

Uma maneira de acessar dados relacionados em um banco de dados. As interfaces mais comuns são linhas de comando, os menus de opções e os recursos de apontar e clicar. Em vez de uma estrutura linear, o hipertexto é uma cadeia de informações sem sequência, ligadas de maneira criativa. Lógica parecida a uma pesquisa de sinônimos num dicionário, em que significados remetem a outros significados.

Home-Page

Página inicial de qualquer endereço eletrônico com conexão, ou hiperlinks, para outros sevidores da Internet ou ainda para entradas de hipertexto.

Host

Um computador da Internet ou de uma rede local no qual você pode se conectar usando Telnet, obter arquivos usando FTP, ou de qualquer outra forma fazer uso dele. Pode ser chamado de servidor. O termo Host Address é o endereço propriamente dito que identifica um Host e que possibilita ao seu computador solicitá-lo quando você estiver na Rede.

HTML (Hypertext Markup Language)

Uma linguagem de formatação de textos utilizada para indicar para o browser como ele deve exibir o texto e os recursos de multimídia associados. Em máquinas Unix, a extensão .html designa um arquivo HTML, isto é, um arquivo texto que contém as especificações HTML e que portanto deverá ser lido por um Web browser. Em máquinas Windows, a extensão .htm serve ao mesmo propósito.

HTTP (Hypertext Transfer Protocol)

Este protocolo é o conjunto de regras que permite a transferência de informações na Web e permite que os autores de páginas de hipertextos incluam comandos que possibilitem saltos para recursos e outros documentos disponíveis em sistemas remotos, de forma transparente para o usuário.

Hytelnet

Banco de dados sempre atualizado, que fornece informações sobre localidades Telnet específicas e ajuda a conectá-las.

ICQ

Do inglês "I seek you", se refere ao serviço da Internet que permite a um usuário do ICQ (no caso, software), através do servidor da empresa que criou esse serviço, saber se uma determinada pessoa (que tenha registro no ICQ) está conectada a Internet no momento. Alem disso, permite a conexao ponto a ponto com essa pessoa para troca de mensagens (chat), arquivos, ou se utilizar de outros aplicativos como jogos (Quake por exemplo) e comunicaçao por voz (Netmeeting) ou videoconferência (CU-SeeMee). A procura normalmente é feita por um numero individual (chamado de Universal Internet Number, pode ser comparado a um número telefônico) que o usuário recebe ao instalar o programa ICQ e efetuar o cadastro, mas pode também ser realizada através de informações do usuário como nome, e-mail e apelido, que são informados durante o cadastro e se mantém armazenadas no banco de dados do servidor. Por enquanto, tanto este cadastro quanto o uso do serviço é gratuíto. Quando um usuário que esteja registrado no ICQ se conecta a Rede, seu programa comunica ao servidor de ICQ que está online e informa o endereço IP do usuário, permitindo que este possa ser encontrado através desse serviço.
Site oficial (download do programa): Mirabilis
Site brasileiro:
I Seek You at Brasil (em português)

IDE (Integrated Drive Eletronics)

Padrão para placas controladoras de disco no qual parte dos circuitos eletrônicos fica no próprio disco rígido. Veja SCSI.

IETF (Internet Engeneering Task Force)

Comunidade aberta de desenvolvedores de recursos para a Internet.

Infobahn

O mesmo que super-rodovia de informações ou super infohighway. É o conjunto de ligações entre computadores, formando uma rede de redes, com meios de comunicação extremamente rápidos. Nome usado as vezes abusivamente pela mídia tradicional para designar as redes atualmente existentes, em particular a Internet, pois a grande maioria delas ainda tem interligações bastante lentas.

Interativo

Processo de comunicação através do qual o usuário recebe resposta imediata a um comando dado ao computador.

Interface

Conexão entre dois dispositivos em um sistema de computação. Também usado para definir o modo (texto ou gráfico) de comunicação entre o computador e o usuário.

Internauta

Nome dado ao usuário da Internet.

Internet

É uma rede de redes que se comunicam através do protocolo TCP/IP. Originalmente criada nos EUA, se tornou uma associação mundial de redes interligadas, em mais de 70 países.

Internet Society

Uma organização voltada a dar apoio ao crescimento e evolução da Internet.

InterNIC (Internet Network Information Center)

Uma organização americana que atribui números IP únicos a quem os pedir e é também o gestor da raiz (topo da hierarquia) do DNS mundial. Também mantém uma série de informações a respeito da Internet. Você pode acessar estas informações via FTP, utilizando o endereço ftp.internic.net.

Intranet

São redes corporativas que se utilizam da tecnologia e infra-estrutura de comunicação de dados da Internet. Utilizadas na comunicação interna da própria empresa e/ou comunicação com outras empresas.

I/O (Entrada/Saída)

Entrada são os dados que fluem para o seu computador. Saída são os dados que fluem para fora. I/O pode se referir às portas paralela e serial, ao teclado, ao monitor de vídeo e aos discos rígidos e flexíveis.

IP (Internet Protocol)

O mais importante dos protocolos em que se baseia a Internet. Parte IP do protocolo TCP/IP, é responsável por direcionar os pacotes de informação na rede da origem até o destino.

IRC (Internet Relay Chat)

Sistema interativo no qual os usuários da Internet podem conversar (através do teclado) em tempo real, possibilitando ainda a transferência de arquivos entre os usuários. Depois do e-mail, é o serviço mais popular da Internet. Existem várias opções de canais, proporcionando maior privacidade. No Brasil, existem vários servidores de IRC que podem ser acessados através de programas como o Global Chat ou o popular mIRC.
Mais detalhes, neste site, páginas sobre IRC - Página sobre IRC

IRQ (Interrupt Request)

Um pedido de atenção e de serviço feito à CPU. Em termos técnicos, designa linhas utilizadas pelo hardware para notificar a CPU sobre a necessidade de tempo de processamento.

ISDN (Integrated Services Digital Network)

Uma rede digital que integra serviços de diversas naturezas como voz, dados, imagens, etc. que deve substituir gradualmente a infra-estrutura física atual de comunicações, em que cada serviço tende a trafegar por segmentos independentes. A velocidade alcançada chega a 128 Kbps. Já comum nos Estados Unidos, está em testes pela Telebrás.

ISO (International Standards Organization)

É a organização que cria padrões internacionais para diversas áreas, incluindo computadores. É formada por órgãos, tais como o ANSI (americano), o BSI (inglês), o AFNOR (francês) e a ABNT (brasileira), que estabelecem padrões industriais de aceitação mundial. Congrega em torno de 90 países.

ISP (Internet Service Provider)

Ver Provedor de acesso.

Java

Linguagem de programação desenvolvida pela Sun Microsystems para a criação de pequenos programas (Applets) para serem distribuidos na Internet. Diferente do JavaScript, o Java permite a criação de uma aplicação independente e possui todos os recursos de uma linguagem destinada à criação de aplicações comerciais, assim como a Linguagem C (que serviu como modelo para o Java) ou o Clipper. Seu sucesso na Web se deve a possibilidade de se criar programas independentes de plataformas. Confira mais informações no site Java da Sun Microsystems.

JavaScript

Linguagem de Script desenvolvida pela Netscape que complementa a linguagem HTML e precisa de um Browser que a suporte (Explorer 3.0 ou Navigator 2.0). É uma linguagem interpretada (o código-fonte sempre é traduzido para uma linguagem de máquina na hora em que for executado) baseada em objetos, ou seja, ela trata todos os elementos de uma página Web como um objeto. No mesmo arquivo .htm ou .html em que estão os comandos básicos da linguagem HTML, o código JavaScript é inserido de maneira a ser interpretado quando necessário.
Apostila JavaScript (em português).

JPEG/JPG (Joint Photographic Experts Group)

Algorítimo para comprimir imagens. Arquivos deste tipo costumam ser menores que os arquivos tipo GIF e possuem alto grau de fidelidade, permitindo armazenar imagens de até 16,7 milhões de cores. Para desenhos de até 256 cores, é recomendada a utilização do padrão GIF que gera arquivos menores neste caso.

K

Em computação, corresponde ao valor 1024 (2 elevado a décima potência). Veja Mega.

Kermit

Um programa popular de transferência de arquivos e emulação de terminal entre computadores.

Keyword ou palavra-chave

Palavra usada em ferramentas de busca ou base de dados, que traz em si o significado de um assunto; assim, através dela, é possível localizar esse assunto.

Knowbot

Uma ferramenta que permite que sejam pesquisados diversos bancos de dados diferentes a procura de endereços eletrônicos e outras informações sobre usuários da Internet.

LAN (Local Area Network)

Qualquer rede tecnológica física de comunicações que opera em alta velocidade (0.1 a 100 Mbps) em curtas distâncias. Serve aos usuários dentro de uma área geográfica limitada.

LAN Manager

Sistema operacional de rede, desenvolvido pela Microsoft e pela 3Com, executado nos micros PC. O servidor de arquivos é uma versão do OS/2; os PCs clientes podem ser baseados em OS/2, DOS, Windows 95, Windows NT, Unix ou Macintosh. As funções de espelhamento de disco, duplicação de disco e monitoramento de UPS estão disponíveis como parte do sistema operacional de rede.

LANtastic

Popular sistema operacional de rede, não hierarquizada (ponto a ponto), produzido pela Artisoft Inc. e que pode ser executado com o DOS ou o Windows. A rede pode ser executada com todas as estações compartilhando arquivos com outras estações ou, para melhorar o desempenho, com um PC atuando como servidor de arquivos dedicado. O sistema fornece suporte para até 300 usuários, apresenta um CD-ROM embutido e pode trafegar correio eletrônico de voz, além de poder ser conectado ao ambiente NetWare.

Largura de banda (Bandwidth)

Indica, em bits por segundo (bps), a que velocidade os dados podem fluir através de um determinado canal de comunicação (um fio de cobre, um radioespectro, ou uma fibra ótica) entre computadores. Quanto maior a largura de banda, maior a velocidade de comunicação.

Linguagem de Macro

Linguagem de programação simplificada que permite escrever as macros que você pode executar. Sabendo manipular uma linguagem de macros, é possível, por exemplo, criar planilhas muito mais sofisticadas.

Linguagem de Script

Linguagem de programação desenvolvida para um aplicativo específico. O JavaScript e a linguagem utilizada por usuários do mIRC (programa para utilização do recurso de IRC da Internet) são exemplos desse tipo de linguagem.

Linha dedicada

Linha telefônica que fica permanentemente ligada entre dois lugares. Linhas dedicadas são encontradas frequentemente em conexões de tamanho moderado a um provedor de acesso.

Link

É a ligação de um item em um hiperdocumento a outros documentos. Este link pode levar a um texto, uma imagem, som, vídeo, outro hiperdocumento ou mesmo outro protocolo, através do seu endereço na Rede.

Listserv

Programa que fornece o processamento automático de muitas funções envolvidas com as listas de correspondência (Mailing Lists). O envio, através do correio eletrônico, de mensagens apropriadas para esse programa automaticamente o inscreve (ou cancela a inscrição) como usuário de uma lista de discussão. O listserv também responde solicitações de índices, FAQs, arquivos das discussões anteriores e outros arquivos.

Local

É como se denomina o computador que solicita um serviço.

Logon

Procedimento de abertura de sessão de trabalho em um computador. Normalmente, consiste em fornecer para o computador um username (também chamado de login) e uma senha, que serão verificados se são válidos, ou não. Pode ser usado para fins de segurança ou para que o computador possa carregar as preferências de um determinado usuário.

Logoff

Trata-se da desconexão de um sistema de computação, geralmente selecionando um item de menu ou digitando exit, bye ou logout.

M

Mega, valor que corresponde a 1024 vezes 1024. Há outras abreviaturas deste tipo, correspondendo a valores maiores que o mega, como G (giga) que equivale a 1024 mega, e o T (tera) que equivale a 1024 giga. Abaixo há um quadro de conversão tomando o byte como unidade. Insira um valor em um dos campos e clique no campo adjacente para fazer a conversão.

 

Macro

Pequena rotina de programação escrita numa linguagem de macros. Macros são excelentes recursos para realizar tarefas repetitivas e longas como, por exemplo, visualizar uma pequena linha de texto com todas as fontes instaladas no sistema ou, no Excel, realizar operações complexas com números variáveis.

MAN (Metropolitan Area Network)

Uma rede de abrangência metropolitana.

MCI (Media Control Interface)

Uma parte do Windows que gerencia a utilização de diferentes itens multimídia.

Mailing List

Grupo de discussão em que as mensagens são distribuídas via correio eletrônico. O mesmo que Lista de discussão.

Mainframe

Designativo do computador de grande porte ou do computador central de uma instalação. Atualmente, é preferentemente chamado de "servidor corporativo".

Memória

Circuitos, componentes ou partes mecânicas de um computador que armazenam informações.

Memória Alta, Reservada ou Superior

Em um PC, a porção de memória RAM principal (de 640 KB a 1024 KB) não utilizada pelo DOS para execução de programas. É ocupada (nos micros com placas de vídeo VGA) pela "memória de vídeo" (640 a 768 k) e pelo "BIOS VGA" (768 a 800 k), ficando vazia a área entre 800 k e 960 k que é utilizada como RAM quando usados programas gerenciadores de memória.

Memória Baixa ou Convencional

A memória RAM principal abaixo de 640k, que é facilmente acessada por todos os programas de DOS.

Memória Cache Primária (level 1 cache)

Área com 16 KB (32 KB na tecnologia MMX) de armazenamento temporário de dados existente no próprio processador. A maior parte dos dados necessários ao processamento fica à disposição nesse cache, reduzindo o número de leituras no disco.

Memória Cache Secundária (level 2 cache)

Área com cerca de 256 KB (ou 512 KB atualmente) para armazenamento temporário das últimas informações operadas pelo micro. Responde, em média, por 10% do processamento geral do computador. Se encontra entre a CPU e a memória principal.

Memória de Vídeo

Chips de memória usados por uma placa de vídeo para processar as imagens. Quanto mais memória uma placa tiver, maior será a resolução que ela pode atingir.

Memória Estendida

Toda a memória além de 1 MB (num computador com 8 MB de memória principal, existem 7 MB de memória estendida). Como o DOS foi desenvolvido para atuar somente no limite de 640 KB, toda essa memória ficou disponível para os aplicativos do si 1