EXPERIMENTOS
Mande sua experiência pelo e-mail: misticohp@yahoo.com.br
UM AVISO: Antes que você comece a ler e se aventurar por este mundo mágico da magia das formas, eu aconselho que você LEIA TODAS as páginas sobre pirâmides para que você realmente entenda o por quê estes instrumentos funcionam e assim, você poderá entender melhor todos os experimentos e variações aqui descritas bem como INVENTAR SEUS PRÓPRIOS EXPERIMENTOS!!! :-).
1) CRESCIMENTO ACELERADO
Para este experimento você vai necessitar de:
dois pires
um pouco de algodão
quatro grãos de feijão
uma pirâmide de pelo menos 10 cm. de altura (como fazer uma pirâmide?)
Bússola
Régua, lapis e papel.
Procedimento:
Escolha um local onde bata o sol (preferêncialmente o da manhã) por algumas horas apenas. Prepare os pires de modo que fiquem perto um do outro, mas com uma distância de aproximadamente 10 cms. Forre os pires igualmente com algodão e providencie a mesma medida de água para cada pires. deposite dois (2) feijões em cada pires. O pires que vai ficar sob a pirâmide, será chamado de EXPERIMENTO, e o que está fora será chamado TESTEMUNHA. Trate dos dois igualmente ( mesmo tanto de água, mesmo tanto de luz solar). Sobre o experimento coloque a pirâmide. NOTA: a melhor pirâmide a ser usada neste experimento é a de armação ou de vidro. Mas pode ser usada uma de papel, cartolina. Neste caso faça um corte (janela) em uma das faces e a cubra com plástico transparente para a luz do sol poder entrar.
Use a régua para medir o desenvolvimento do EXPERIMENTO e da TESTEMUNHA. Anote a data, hora e o cumprimento das plantas. A experiência em geral começa a ser visível de dois a quatro dias e termina em doze a quinze dias. Você pode seguir adiante ou não. :-) Divirta-se e "espante-se"!
VARIAÇÕES:
Neste mesmo experimento, você pode fazer muitas variações, cito como exemplo, ao invés de você colocar a pirâmide sobre o pires, experimente colocá-la SOB o pires.
Você também pode revestir o esqueleto com papel celofane colorido (apenas uma cor por experimento). Se você não tem apenas a armação, faça uma janela e recubra com o celofane. Você ficará espantado com os resultados da cor VERDE em comparação com qualquer outra cor. Para comprovar, você terá que repetir este experimento por sete (7) vezes, pois são sete as cores do arco-iris, então será um experimento por cor.
Experimente fazer com 3 pires, 6 feijões, 1 pirâmide, 1 caixa de sapato (com "janela" sem cor). Veja o efeito que nossas habitações nos fazem ( ou seja, a forma de paralelepípedo). :-)
2) MUMIFICAÇÃO DE FLORES
Para este experimento você vai precisar de:
Uma pirâmide opaca (de cartolina, ou papelão ou qualquer outro material opaco) (como fazer uma pirâmide?)
Uma bússola ( para orientar a pirâmide no eixo magnético Norte-Sul )
Uma flor fresca ( de preferência uma rosa. O efeito final é belo!)
Um local onde ninguém mexa.
Procedimento:
Oriente sua pirâmide e coloque a flôr fresca em seu interior. Esta operação leva em torno de 5 a 7 dias. Basta deixar a flôr dentro da pirâmide ( deitada no sentido norte-sul, ou seja,as pétalas viradas para o Norte e o cabo da flôr para o Sul ). Após o intervalo de tempo a flôr estará seca, mas manterá a sua cor e um pouco do perfume. É uma experiência muito fácil e interessante pois com o resultado ( a flôr ) você pode dar de presente aos amigos como sendo uma "flôr mumificada". É de fato um presente muito original! :-) OBSERVAÇÃO: A pirâmide deve ser grande o suficiente para que TODA a flôr caiba em seu interior!
VARIAÇÕES:
Você pode experimentar mumificar frutas e legumes também. Um fruto que se "desintegra"(apodrece) facilmente é o tomate. Você pode fazer experimentos de mumificação com ele para comprovar a eficácia do poder das pirâmides em conservasão e desidratação de alimentos. Confesso que há muitas frutas e legumes que ficam com a aparência feia( enrugadas e sem muita cor) após a mumificação. Mas após a mumificação estes alimentos podem ser guardados fora da geladeira e consumidos mesmo após 2 anos guardados. O Sabor básico não se altera com o tempo. IMPORTANTE: Antes de consumir uma fruta ou legume desidratado, você deve REIDRATÁ-LO. Se for uma fruta, coloque-a dentro de um recipiente de água fresca e filtrada. Aguarde alguns minutos até você notar que a fruta está macia e um pouquinho inchada. No caso de legume, proceda como acima, só que em água quente. As comidas desidratadas são tão boas quanto as frescas.
- -