Boletim CEPEX - n 27
Rua Visconde de Mauá, 67 jd. João Paulo II, 13172-690 - Sumaré SP
Osni Nielsen
Objeto Iluminado
O Sr Ariovaldo Aparecido Rodrigues, mecânico de automóveis, 26 anos de idade, relatou que por volta das 22h30m do dia 24 de março de 96, estava sentado em frente à sua residência em companhia de um amigo, quando teve sua atenção atraída para um objeto luminoso que se deslocava lentamente acima do Edíficio Cândido Portinari, na área central da cidade.
O Sr Ariovaldo depois de algum tempo de observação notou que o objeto apresentava-se num tom avermelhado mudando para uma cor azul mais intensa, e que depois apagava-se completamente, voltando a aparecer com a luz avermelhada.
Após evoluir algum tempo próximo ao edifício, o objeto iniciou um deslocamento ascendente sendo observado até confundir-se com as estrelas ao fundo.
A testemunha não soube informar sobre a forma, tamanho e altitude do objeto, afirmando não parecer com avião, helicóptero ou balão, sendo a primeira vez que via algo dessa natureza.
Objeto em Forma de Charuto
No mesmo dia, o jovem Ralp Alexander Nielsen de 23 anos, relata que por volta das 18h20m, trafegava pela rodovia do açucar no sentido Capivari - Piracicaba, em companhia de uma amiga, observou quando estava a 2 km do trevo de acesso a Rio das Pedras, uma nuvem muito branca, como as deixadas por jatos voando a grandes altitudes. Notou que esta formação era muito compacta e que se deslocava com uma velocidade superior à das outras nuvens mais próximas, sem no entanto alterar sua forma. Este objeto refletia a luz do sol com brilho metálico, deslocando-se para sudeste, com tamanho aproximado a de um avião comercial. Apesar da rapidez do movimento parecia flutuar. Depois de algum tempo, o objeto aparentemente parou por alguns minutos, seguindo na direção noroeste e subindo até desaparecer. Da posição que foi observado, trinha o formato de "charuto" envolto em nuvem branca.