AQUI ESTÃO ALGUMAS OCORRÊNCIAS E APLICAÇÕES DE COMPOSTOS ORGÂNICOS, DIVIDIDOS POR FUNÇÕES:

 

HIDROCARBONETOS:

 

a) ALCANOS ou PARAFINAS: Da destilação do petróleo resultam misturas de parafinas, como éter do petróleo, a gasolina, o querosene, etc.

O metano e o etano fazem parte dos gases naturais que emanam de certos tipos de solo. O metano é encontrado em minas de carvão de pedra, onde forma, com o oxigênio do ar, uma mistura altamente explosiva, chamada gás grisu. Como se forma na putrefação anaeróbica da celulose, ocorre nos pântanos (gás dos pântanos), esgotos, intestinos de herbívoros, etc.

Os alcanos são importantes como combustíveis, fazendo parte do éter do petróleo (mistura de pentano e hexano), da gasolina (mistura composta principalmente por hexano, heptano e octano), do querosene (mistura de hidrocarbonetos com 10 a 16 átomos de carbono) e do gás de cozinha (mistura de propano e butano). As parafinas líquidas são usadas como solventes de graxas, vernizes, ceras, tintas, etc. As parafinas superiores (cadeias maiores) são usadas como óleos lubrificantes.

 

b) ALCENOS, ALQUENOS ou OLEFINAS: São substâncias pouco freqüentes na natureza e muito importantes nas sínteses orgânicas. O eteno, que é produto orgânico de maior consumo, pode ser usado na síntese do polietileno, do álcool comum, etc. Pode ainda ser usado como anestésico em cirurgias e no amadurecimento artificial de frutas.

 

c) ALCINOS, ALQUINOS ou ACETILENOS: São pouco freqüentes na natureza e muito importantes nas sínteses orgânicas: obtenção de álcool, ácido acético, borrachas sintéticas, compostos aromáticos, etc. O acetileno foi muito usado como gás de iluminação (lâmpadas de carbureto) e na solda oxiacetilênica ou autogênica.

 

d) AROMÁTICOS: A maior fonte natural dos mesmos é o alcatrão da hulha, que constitui uma das frações da destilação fracionada (a seco) daquela variedade de carvão mineral. O alcatrão, quando submetido a uma destilação fracionada mais refinada, fornece diversos compostos aromáticos entre eles o benzeno, o fenol, a piridina, o naftaleno, etc.

Os compostos aromáticos encontram grande aplicação como solventes de graxas, tintas, etc., e na fabricação de explosivos, corantes, medicamentos, plásticos, pesticidas, detergentes, etc.

 

HALETOS ORGÂNICOS:

 

Talvez constituam a matéria-prima mais importante das sínteses orgânicas, pois a partir deles obtêm-se compostos de praticamente todas as funções orgânicas.

Os compostos orgânicos clorados são usados como inseticidas: BHC, DDT, etc.

Os hormônios da tireóide são compostos orgânicos iodados. Importantes também são o clorofórmio (HCCl3), usado como solvente e anestésico, o bromofórmio (HCBr3) e o iodofórmio (HCI3), usados como desinfetantes. Entre os haletos fluorados temos o TEFLON (politetrafluoretileno), que é um tipo de plástico, e o FREON (CCl2F2 por exemplo), que é usado como líquido refrigerante de geladeiras. O cloreto de etila é usado como anestésico e solvente e o brometo de benzila em bombas lacrimogêneas.

ÁLCOOIS:

Os álcoois são pouco freqüentes na natureza. O etanol é a base das bebidas alcoólicas, além de ser usado como combustível, solvente, desinfetante, etc. Quando puro é denominado álcool absoluto. Os álcoois têm ação depressiva sobre o sistema nervoso. O metanol ataca o nervo óptico, ocasionando cegueira.

FENÓIS:

São obtidos do alcatrão da hulha. Têm propriedades antissépticas: o fenol comum é usado pelos dentistas no combate as bactérias da cárie: os cresóis são encontrados nas creolinas; o timol é usado em dentifrícios; o ácido salicílico é utilizado em medicamentos contra micoses. São muito usados em sínteses orgânicas: fabricação de polímeros (baquelite, galatite), corantes, medicamentos, etc.

 

ÉTERES:

 

Industrialmente, são obtidos a partir dos álcoois, por desidratação destes. De um modo geral são substâncias voláteis, muito usadas como solventes ou narcóticos.

 

ALDEÍDOS:

 

Entre os mais importantes está o metanal, cuja solução aquosa entre 37 e 40% é chamada formol, sendo usada na conservação de cadáveres. O metanal também é usado na preparação de baquelite (resina sintética), urotropina (diurético), etc. Os aldeídos são usados em muitas síntese orgânicas.

 

CETONAS:

 

A cetona mais importante é a acetona (propanona), muito usada como solvente de esmaltes. A ciclo-hexanona, obtida a partir do fenol, é matéria-prima na síntese do náilon.

 

ÁCIDOS CARBOXÍLICOS:

 

Entre os mais importantes encontra-se o ácido acético, constituinte do vinagre (solução aquosa de 6 a 10% em massa de ac. acético), chamado de ácido acético glacial, quando puro. A vitamina C também é um ácido carboxílico (ácido ascórbico).

Os ácidos graxos são ácido carboxílicos de cadeia longa (superior a 10 carbonos), constituintes de óleos e gorduras animais e vegetais.

 

ÉSTERES:

 

Formam óleos, gorduras e ceras de animais e plantas. Dos ésteres se obtêm os sabões. A trinitroglicerina, ou simplesmente nitroglicerina, é um éster terrivelmente sensível a choques ou calor, que podem fazê-la explodir. Relativamente estabilizada quando embebida em substâncias porosas, constitui a dinamite. Muitos ésteres também são flavorizantes (substâncias que apresentam sabor e aroma característicos), como por exemplo à essência de maçã que é o acetato de etila.

 

AMINAS:

 

Muitas aminas aromáticas são usadas na indústria de corantes e medicamentos (anilina, toluidina, etc., encontradas no alcatrão da hulha). Dimetilamina e trimetilamina são produtos da putrefação de peixes. A putrescina e a cadaverina que se forma na decomposição de cadáveres também são aminas.A hexametilenodiamina é matéria-prima na indústria do náilon.

 

1