Todd McFarlane

BATE-PAPO NA AMERICAN ONLINE
(Bate-Papo que ocorreu num chat da AOL em 5 de Maio de 1998)

Todd McFarlanePergunta: Todd, gostaria de saber se há alguma chance se o crossover proposto pela Wizard entre o Homem-Aranha e o Spawn vai acontecer algum dia. A Marvel repondeu à proposta?

Todd McFarlane: Novamente nós temos uma grande resposta a esta questão, mas minhas conversas com a Marvel indicaram que é algo fácil de se fazer e eu estou mais preocupado com as idéias que ainda não foram feitas. Eu diria se fizéssemos um crossover para ser inventivo com ele. Até nos surgir um projeto onde nós seremos um líder da idéia ao invés de seguidores dela, não.

Pergunta: Você tem algumas dicas para que espera ser um dia um artista de quadrinhos?

Todd McFarlane: Os melhores conselhos que eu recebi pessoalmente, mas odiei na época, foram os que me disseram apenas para continuar desenhando mais e mais. Enfatizando, a razão pela qual isso era tão importante é que eu posso dar muitas informações técnicas e conselhos artísticos, mas, definitivamente, se o indivíduo volta para casa e aplica tudo isso em uma ou duas horas por mês, isso não vai ajudar tanto em aperfeiçoar suas técnicas como para alguém que desenha umas 100 horas por mês. O meu emprego nos quadrinhos basicamente não é diferente de outras ocupações, onde você fica mais eficiente à medida que repete a mesma tarefa. Então, o que me faz ser um artista melhor do que qualquer um na audiência agora é o fato de eu ter desenhado literalmente milhares de páginas em minha carreira e a maioria de vocês não. Isto é o que me deixa em vantagem na habilidade. Para dar alguma informação útil a vocês, se você acaba ficando indeciso sobre o que desenhar, o modo mais fácil é encontrar uma revista que você considera repulsiva ou que é uma droga e redesenhar as primeiras três ou quatro páginas em seu próprio estilo e mandar essas amostras para todos os editores que você conhece. Atualmente há 200 editores nesse campo e você precisa apenas encontrar um que goste de seu trabalho.

Pergunta: Todd, haverá outras novas revistas ou interligações entre as revistas como Curse of the Spawn?

Todd McFarlane: Sim. Neste momento estamos planejando fazer umas duas novas revistas nos próximos 6 a 8 meses. Alguns deles serão ligados intimamente com Spawn, enquanto outros vão ficar mais independentes. Mas todos eles estarão ligados entre si e continuarão o horror urbano com o qual eu gosto de trabalhar. Um dos que estou tentando realizar é a revista do Corvo no reino onde Spawn age.

Pergunta: Porque a série Manga Spawn II atrasou no lançamento?

Todd McFarlane: Não houve tempo suficiente para resolver todos os problemas mas a decisão definitiva foi minha. Os produtos não haviam atendido às minhas expectativas e eu prefiro atrasar do que lançar um produto inferior. Algumas vezes nós atrasamos para garantir que a linha anterior já tenha saído das prateleiras, para não colocarmos muitas coisas ao mesmo tempo.

Pergunta: Spawn e Aranha... vão se encontrar?

Todd McFarlane: Não em meus planos atuais. Eu tenho muitas coisas para fazer ao mesmo tempo agora que estou muito ocupado. Parece que estaremos trabalhando na animação dos clips de algumas bandas, e gastaremos algum tempo nisso.

Pergunta: Todd, eu acho que a história de Spawn está um pouco lenta. Eu estava me perguntando quando você a aceleraria um pouco.

Todd McFarlane: Depende de qual história você está falando. Nós estamos trabalhando na seqüencia do filme. A nova temporada do desenho começa no dia 15 deste mês. E temos a revista. Cada um deve ir numa determinada velocidade dependendo do público com o qual você lida. Creio que você está se referindo especificamente aos quadrinhos. E é sempre um um trabalho de difícil equilíbrio, misturando histórias com drama e ação na quantidade certa. É algo que eu evoluo e acelero regularmente na medida do possível.

Pergunta: Você está planejando algum novo personagem? Eles irão competir com Spawn?

Todd McFarlane: Eu estou sempre com novas idéias. Eu acho que é meio natural que sí porque você fez sucesso com um certo tipo de personagem, você queira repetir isso. Embora muita gente pense que eu tenho muitas idéias de quadrinhos, meus interesses estão no drama macabro, e não necessariamente na coisa de super-heróis. Eu não vejo Spawn necessariamente como um super-herói. Pela edição 100 é como um drama de terror e será semelhante à sequëncia do filme e definitivamente o que você vê na série animada.

Pergunta: Quando Spawn se for, você fará uma nova revista?

Todd McFarlane: Esta é uma questão difícil. Eu nunca vejo Spawn desparecido. É mais possível que algum dia eu pessoalmente venha a me cansar de Spawn, mas isso não significa que se eu o fizer, Spawn desaparecerá. Eu passarei a bola Spawn e me mudarei para outro show ou personagem, mas ainda haverá Spawn existindo em algum lugar. Apenas sem o meu trabalho. A essa altura da minha vida já tenho estado com ele por 6 anos, e acredito que estou apenas arranhando a superfície da minha pequena criação. Considere que eu tenho uma filha de 6 anos e não me cansei dela, então...

Pergunta: O que podemos esperar da nova temporada da série animada?

Todd McFarlane: Creio que você irá presenciar um pequeno corte nos elementos fantasiosos da primeira temporada. Há seis episódios que começam em Maio e seis que começam em Dezembro. Na segunda fase da segunda temporada, que começa em Dezembro, estou tentando eliminar tudo o que é fantástico ou inacreditável e modificar para que Spawn seja a única coisa fora do comum. Em histórias antigas, Frankenstein, Dracula e o Lobisomem eram nos filmes as únicas criaturas que não eram humanas, quando todo mundo em volta era. É isso que quero que Spawn seja. Eu quero que exista uma coisa chamada Spawn e que cada pessoa, seja advogado, médico, policial, mendigo ou um cara qualquer andando na rua se aprofunde nos dramas de sua vida e pensando em que isso mudaria com essa criatura que se esconde nas sombras.

Pergunta: Há algum lugar que eu possa escrever para conseguir um autógrafo? Eu adorei aquele filme.

Todd McFarlane: Adorou? Depende de quem é o autógrafo. Se for meu você pode me mandar uma carta selada com o seu endereço na seção de cartas de qualquer edição de Spawn.

Pergunta: Oi, Todd. Eu lembro de você na época que que desenhava a Corporação Infinito. Qual foi sua primeira revista? O que você fazia antes dos quadrinhos?

Todd McFarlane: Antes de eu trabalhar nos quadrinhos eu estava na faculdade em Washington e fazia parte de um time de basball escolar lá. Eu joguei baseball Pac 10 e sempre tive o sonho de me tornar um jogador profissional de baseball. Eu ainda jogo hardball hoje aos 37! Eu acho que chamam isso de "atleta frustrado". 3 semanas antes de me formar na universidade eu consegui meu primeiro emprego numa revista chamada Coyote da Marvel/epic. Eu desenhei isto em Maio de 1984.

Pergunta: Você considera o selo Image aberto a novas idéias? Eles tem os melhores desenhos na minha opinião. E as melhores histórias. Mantenham o bom trabalho!

Todd McFarlane: Obrigado pelos elogios. Eu não acho que necessariamente tenhamos idéias melhores do que aquelas usadas nas outras editoras. O que é mais importante para mim é que nossa companhia seja capaz de competir com as grandes do mercado como a Marvel e a DC e continue a ir bem através dos anos. Para um cara como eu, não me demiti porque podia fazer revistas melhores, eu apenas me mudei para ter a liberdade para fazer o que eu sempre quis numa revista e deixar todas as decisões e críticas a cargo somente dos leitores. Eu cresci cansado de obedecer ao sistema e queria minha liberdade. A Image Comics para mim se tornou um exemplo para outras pessoas criativas de que você pode sobreviver sozinho. E isto é o que me deixa mais orgulhoso de nossa companhia.

Pergunta: Você gostou do crossover Batman/Spawn? O seu foi o melhor dos dois!

Todd McFarlane: Foi o que minha mãe disse também! Foi gratificante no fato de que eu tive que trabalhar com o Batman e, olhando para Spawn, você percebe que eu gosto do tipo de criaturas heróis da noite. E eu tive a oportunidade de trabalhar com Frank Miller e fazer uma pequena história tola na qual os dois personagens eram uma espécie de lixo um falando com o outro. Nunca foi planejado para ser uma obra-prima em termos de história, mas apenas com um pouco de Frank e eu tendo um pouco de diversão, que foi o que conseguimos. Embora eu ache que o público estava esperando algo mais surpreendente de Frank na época, essa foi a única coisa consistente que pudemos fazer. Criticas. Foi uma história tola? Nós completamos nossos objetivos. Queríamos fazer uma história tola. Eu também estou trabalhando com Frank num produto surpresa que provavelmente sairá em Novembro. Eu deixarei todos saberem o que é no momento certo.

Pergunta: Você visualizou quem queria no filme?

Todd McFarlane: Nesse caso, você sempre aponta para cima e vai descendo aos poucos. Mas muitas decisões são feitas através de quem está disponível em termos de interpretação e cachê. Se a produtora der, por exemplo, US$ 20 milhões para o elenco e tudo for pago ao Stallone, então você definitivamente terá um show de um homem só. Mas sem contar o cachê eu penson que fizemos um bom trabalho de escolha de elenco.

Pergunta: O Anti-Spawn ou Redentor vai voltar algum dia?

Todd McFarlane: Sim, todos os bons personagens aparecem de tempos em tempos. Nos quadrinhos você não morre, apenas desaparece por um tempo. É apenas uma questão de trazê-los de volta na situação certa. Mas considerando que eu estou direcionado para um estilo mais de terror, alguns personagens que apareceram anteriormente podem não se encaixar na história novamente. Ou pelo menos precisarão de uma recachutagem.

Pergunta: Quem é o pai de Cyan?

Todd McFarlane: Da verdadeira Cyan, seria eu. Se você está falando da Cyan da série animada, então a pessoa que faz a voz dela é a minha filha de três anos de idade chamada Kate. Então sou o pai dela também. Mas se você está falando da Cyan do filme, nós deixamos intencionalmente essa ponta solta para mais tarde.

Pergunta: Todd, porque Spawn e o Gatuno, que você desenhou numa edição do Homem-Aranha, são tão parecidos?

Todd McFarlane: Não foi intencional. Eu criei o design do uniforme do Spawn mais ou menos em 1978. Uma época em que eu não tinha a menor noção de como o Gatuno era. Mas realisticamente não há muitas formas diferentes de desenhar uma capa e uma máscara. Portanto há uma porção de elementos semelhantes em muitos super-heróis.

Pergunta: Como foi que você teve a idéia de criar Spawn? Você achava que ele faria tamanho sucesso? Quem teve a idéia de fazer um filme do Spawn?

Todd McFarlane: Novamente, as coisas que me interessam sobre Spawn não são dos quadrinhos, mas do tipo de herói trágico, e as questões com que ele lida relacionadas ao sentido da vida ao invés de quem ele soca na cara. Muito de sua atitude e também das atitudes dos personagens em volta dele vêm da minha vida. Eu desenho a partir de minhas próprias opiniões e experiências. Esse é o porquê de você ver dezenas de personagens nos quadrinhos, TV ou filme com nomes de pessoas com as quais eu convivo, trabalho, ou de minha família. Se eu esperava que fisesse tanto sucesso, eu nunca pretendi falhar. Eu presumi que quando eu tentasse fazê-lo ser famoso, ele seria famoso, não é algo sobre o qual você senta e reflete, mas o objetivo do trabalho. O que você será em termos de sucesso depende muito do quanto você o quer. Eu não posso chegar pra uma mulher na Bósnia e dizer "Spawn" e ela responder "Oh, sim". O processo para fazer de Spawn um nome mundial apenas começou. 1997 foi o começo de ele vir ao público. Agora eu preciso pensar a respeito do mundo e o mundo é um lugar bem grande.

AOL: Nós temos tempo apenas para mais uma pergunta.

Pergunta: O que aconteceu com o marcador de poder do Spawn (e porquê)?

Todd McFarlane: O medidor de poder, a razão pela qual não aparece mais é porque eu simplesmente me esqueci dele. Ele vai voltar quando você menos esperar, dando uma indicação de quanto poder ele ainda tem. Sempre foi algo que confundiu alguns leitores o fato de seus poderes serem limitados e quando ele esgotá-los, perderá sua alma. É um relógio para mostrar a você quanto falta antes de ele sucumbir definitivamente ao Diabo.

AOL: Obrigado por conversar conosco hoje, Todd. Foi um prazer ter você aqui!

Todd McFarlane: Obrigado a todos que estiveram aqui hoje. Novamente, eu agradeco a todo o apoio que você vêm dando a qualquer um dos produtos que eu coloquei lá fora, desejo o melhor a todos e espero que todos assistam a nova temporada do desenho que começa dia 15 de Maio à meia-noite.

Corrente do Spawn

Todd McFarlane

1