logo_thx.jpg (8301 bytes)

Em 1983, George Lucas (famoso em Holywood por produzir filmes com excepcional qualidade de imagem e som como a série Star Wars e outros) decidiu estabelecer um padrão mundial para gravação e reprodução de filmes chamado de THX. Ele criou a divisão THX da Lucasfilm com o objetivo de melhorar a qualidade de som e imagem dos filmes tanto no cinema como em Home Theaters.

O THX Sound System foi desenvolvido durante as gravações de O Retorno de Jedi. Inspirado no interesse de George Lucas em melhorar os padrões dos efeitos e das trilhas sonoras dos filmes, seu diretor técnico Tomlinson Holman começou a identificar os problemas relacionados as salas de exibição. Holman notou que o público não estava ouvindo a trilha sonora do filme exatamente como foi gravado nos estudios de Hollywood. A maioria dos sons não eram reproduzidos. Foi então que Holman e Lucas criaram o chamado Tomlinson Holman eXperiment. O THX é um critério de performance na gravação e reprodução de filmes que leva em consideração todos os aspectos do cinema como por exemplo o desenho acústico da sala, a tela, as caixas acústicas, o equipamento de áudio / vídeo e inúmeros outros fatores importantes.

 

gerge_thx.gif (9229 bytes)
"O som é 50% da experiência de assistir a um filme." O benefício de um cinema ou sala THX é que o público poderá ver e ouvir todos os detalhes do filme, exatamente como seus produtores o fizeram sentindo-se totalmente envolvido pelas cenas do espetáculo. Existem atualmente mais de 1400 cinemas certificados THX em todo o mundo. Infelizmente até o momento não existe nenhuma sala de exibição comercial no Brasil com certificado THX. Uma pesquisa revelou que os cinemas com sistema THX tem uma frequência 25% maior que os cinemas convencionais.
1