Um Pouco Sobre Minha Querida Cidade....
Araçatuba - Cidade do BOI GORDO
Há 90 anos, quem visitasse a região teria no mínimo dois problemas: não encontraria a cidade, devido à densa mata que cobria toda a área e seria facilmente localizado pelos índios Coroados ou Caingangues, como eram conhecidos.
Com o surgimento da Estrada de Ferro Noroeste Brasil, iniciou-se o desmatamento. Um ponto de referência ganhou destaque e, em pouco tempo, transformou se em uma estação denominando-se Araçatuba, que no vocabulário indígena significa "Terra dos Araças", marcando o quilômetro 281 do trajeto ferroviário. Assim fundou-se a cidade em 2 de dezembro de 1908.
Logo várias correntes migratórias vieram, tais como os espanhóis, italianos, japoneses portugueses, sírios e outras. Os primeiros foram os portugueses, que se dedicaram às serrarias e os italianos, que iniciaram o ciclo do café. Mais tarde, os espanhóis com suas lavouras e os sírios com suas lojas, se instalaram pela localidade.
Porém, nem tudo era perfeito. O povoado sofria constantes ataques indígenas, sendo o pior deles em 1912. O problema só foi resolvido quando o desbravador José Cândido, com sua equipe catequizadora, convenceu os índios a deixarem a região.
Seis anos depois, surgia o primeiro loteamento com ares de urbanização. De vila, passou a distrito e, 1917 e, ao mesmo tempo, recebeu os primeiros fios telefônicos, ligando Araçatuba a Birigui e Penápolis e, em 1920, foram instalados os da energia elétrica.
A década de 20 foi de intenso crescimento e diversificação da economia local, a lavoura do café se firmou e a cidade foi a maior produtora de arroz da região. Emancipado, tornou-se município, e, 1921 e as pequenas indústrias foram surgindo em locais urbanizados.
Nas decadas seguintes a cidade já se destacava atraindo para si o comércio regional.
Vários produtos contribuíram para o crescimento econômico de Araçatuba, tais como algodão e amendoim, tendo passodo a ser conhecida como a cidade do "boi gordo" devido à atividade pecuária. A partir daí, o desenvolvimento se acentuou, a população aumentou consideravelmente e o município, na década de 70, somou também a produção de álcool ao seu potencial econômico.
Mal sabia Vicente Ribeiro Franco que a cidade por ele fundada seria na década de 90, um dos polos sócio-político-econômicos e culturais de maior importância para o Estado.
Dados Sócio-Econômicos
O município de Araçatuba, embora novo, tem se destacado pela sua importante organização sociopolítica e econômica. Com uma taxa de crescimento anual margeando os 2%, oferece ótima infra-estrutura. Nos seus 52 Km2 de área urbana, contém 37 avenidas, 63 praças e 47 áreas de lazer, sem contar as ruas e travessas à Praça Rui Barbosa (Praça do Boi Gordo), que demarca o centro da cidade.
Sendo a maior cidade do Oeste Paulista, avança para o futuro com uma economia fortíssima, baseada na pecuária e na agricultura.
Na região Oeste há em média 1,6 milhões de cabeças de gado, que abastecem aproximadamente 30% do consumo do Estado de São Paulo. Deste rebanho, 218.050 cabeças correspondem à fatia de Araçatuba neste mercado. Por consequência, a produção do leite supera os 25 milhões de litros anuais, que abastecem os consumidores e indústrias de transformação.
Além destes dados, a pecuária da cidade destaca-se como uma ótima produtora de sêmen, de grande aceitação no mercado nacional e internacional.
Não podemos esquecer da Praça do Boi, que funciona como parâmetro para a regulamentação do preço da arroba do boi nas diversas regiões do país.
A agricultura movimenta uma parte considerável da economia do município dominando uma área de 247.900 hectares, sendo 180.000 hectares correspondentes a pastagens cultivadas, 61.170 hectares destinados a diversas culturas anuais, tais como: cana industrial, milho, arroz, soja, feijão, etc. e 6730 hectares de florestas-mata, cerradão, cerrado e eucalipto. Das 1.458 propriedades rurais apenas 241 têm mais de 100 hectares.
O clima quente e seco, somado a uma boa rede hidrográfica como rios como Tiête e Aguapeí, favorece a agricultura da região, propiciando um bom aproveitamento do solo. Mostra disso é que praticamente inexistem terras improdutivas e ociosas.
O projeto PROÁLCOOL tem em Araçatuba uma base forte, contando com uma média de 40 destilarias autônomas, que geram em torno de 28 mil empregos só no município. A cultura de cana abrange 22.500 hectares, aproximadamente 10% da área do município.
Destaca-se a eficiência da indústria que opera em cinco distritos, onde uma infra-estrutura favorável foi implantada pela municipalidade, além de algumas industrias alocadas nas proximidades do centro urbano.
Em meio à produção, encontramos, móveis, curtumes, artefatos de alumínio, geladeiras, balcões frigoríficos, escapamentos para aviões, calçados, laticínios, etc., destacando-se porém, as indústrias de transformação de alimentos.
É importante salientar a participação da força do comércio na cidade, principalmente nas ruas Marechal Deodoro e Princesa Isabel, que ajuda impulsionar a economia da localidade.
No que diz respeito a educação, Araçatuba conta com aproximadamente 100 escolas da rede estadual, municipal e particular, distribuídas entre pré-escola e o segundo grau, além de seis escolas de nível superior.
O araçatubense pode admirar sua atraente cidade, toda arborizada, com amplas ruas, praças, o balneário e os edifícios, verticalizando o local como também a economia local.
Dados Geográficos
Área
Dos 1.170.600 Km Quadrados, 52 Km Quadrados correspondem ao perímetro urbano.
Situação Geográfica
Distante 536 quilômetros da capital do Estado, está situada na Região Noroeste entre os paralelos 50 e 51 do Estado. A posição geográfica é determinada pela coordenadas 21 graus e 12' de latitude sul e 50 graus e 25' de longitude oeste.
Altitude
No centro da cidade, a altitude é de 390 metros.
Limites
Municípios que fazem divisa com Araçatuba:
Ao Norte: Auriflama, General Salgado, Nova Luzitânia e Guzolândia
Ao Sul: Bilac e Gabriel Monteiro
Ao Leste: Turiúba, Buritama e Birigui
Ao Oeste: Sud Menucci, Pereira Barreto, Mirandópolis, Lavínia, Valparaíso, e Guararapes.
Clima
Quente e seco. A temperatura média máxima é de 32 graus e a temperatura média miníma é de 17 graus. A maior temperatura já registrada na cidade foi de 38 graus e a miníma de 3 graus. A média pluviométrica anual é de 1.315 mm.
Tipo de Solo
Sílico argiloso, com depósitos de húmos nas depressões. Arenitos e siltitos nas partes carbonáticas, conglomerados e folhelos.
Hidrografia
O Ribeirão Baguaçu é o principal manancial de Araçatuba, que corre no lado leste da cidade, no sentido sul-norte e é responsável pelo abastecimento da cidade após o tratamento de suas águas. Destacam-se também os rios Tiête, São José dos Dourados e Aguapeí.
Demografia
População estimada em 185 mil pessoas, com média de 69,5 habitentes por Km2 sendo que na área urbana este percentual sobe para 3.365 habitantes por Km2.
Pontos Turísticos
Toda cidade tem sua cultura, costumes e folclore características. Vivendo ou visitante uma região, você pode ter contato com uma parte da história, que para muitos está perdida, que para muitos está perdida no passado. Vamos redescobrí-la. É uma boa oportunidade para se passar gostosas horas em algum ponto turístico.
ARAÇATUBA COUNTRY CLUB
Distante apenas 5 quilomêtros do centro da cidade, é um bonito clube de campo. Tem a sua sede social, praia artificial, pista de patinação, parque infantil, bosque e muito mais. Vale a pena conhecer.
Avenida Odorindo Perenha.
ARAÇATUBA SHOPPING CENTER
Joaquim Pompeu de Toledo, 601
BALNEÁRIO THERMAS DA NOROESTE
A principal atração da cidade, é o maior complexo de águas quentes naturais do Estado a uma temperatura de 48 graus, jorrando 10 milhões de litros por dia a uma altura de 75 metros. Possui também piscinas, lago com ilhas, tobogã, área para esportes e restaurante.
Sítio São João, s/n, Jardim Pinheiros no final da rua dos Fundadores.
BIBLIOTECA MUNICIPAL
Contém um ótimo acervo de livros no prático e no moderno prédio da rua Armando Sales de Nogueira. Endereço também do Teatro Paulo Alcides Jorge que possui lotação para 200 pessoas.
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA APARECIDA
Localizada junto à Praça Rui Barbosa, possui um estilo moderno e próprio, digno de obra de arte. Vale ser vista por todos os visitantes de todos os credos.
MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO MARECHAL C. RONDON
Com um acervo belíssimo, onde estão expostas cerâmicas, objetos utilizados pelos índios, coleções de moedas, fotos e documentos históricos da fundação da cidade e da construção da estrada de ferro, é uma boa opção de visita.
Rua Duque de Caxias, 29
PARQUE ECOLÓGICO BAGUAÇU
Rua Baguaçu, 1259
PARQUE ZOOLÓGICO DOUTOR FLÁVIO LEITE RIBEIRO
Todo arborizado por 6 mil árvores, destacam-se as aroeiras nativas de grande porte. O parque possui mais de 1.200 animais entre mamíferos, répteis e aves, instalados em 121.000 m2 e ainda uma área para prática de esportes. Possui estacionamento e funciona todos os dias até às 17:00hs.
Avenida do Fico, s/n
PRAÇA RUI BARBOSA
Conhecida nacionalmente como a "Praça do Boi", é a mais antiga da cidade. Foi assim denominada porque ali ocorreram grandes negócios na pecuária, inclusive a fixação do preço da arroba do boi no mercado nacional, que acontece tradicionalmente até os dias de hoje.
RIO TIETÊ
Ótima opção de lazer para a pesca e prática de esportes aquáticos, distante 15 quilômetros de Araçatuba por rodovia asfaltada.